Com uma experiência artística única, envolvendo grandes estruturas de palco, cenário e iluminação, o grupo Gandhicats realiza o espetáculo ‘Amazônia – A Cura do Mundo’ no dia 11 de dezembro, às 19h30, no Studio 5. Os ingressos estão disponíveis por meio do site do Sympla. Trata-se de um espetáculo cênico-musical, com direção de Gandhi Tabosa, que apresentará coreografias desenvolvidas nas turmas e companhias do Gandhicats Project.
O diretor artístico e coreógrafo Gandhi Tabosa explica o enredo da apresentação. “São as aventuras vividas por Maria, que busca a cura para a sua avó, que tanto contou histórias sobre um ‘lugar mágico’, onde irá encontrar lendas, povos indígenas, seres da floresta, seres encantados, música e dança, além de perigos e desafios, tendo como guia o grande mestre Rio Amazonas. O espetáculo contará com a participação de grandes artistas amazonenses, do Boi Caprichoso e Boi Garantido”, diz ele.
Gandhicats e a Amazônia
Segundo Gandhi, a ideia do espetáculo está em seu coração há muito tempo. “Sempre sonhei em fazer um grande espetáculo que exaltasse a cultura indígena, folclórica, a diversidade manauara e os artistas amazonenses. Esse ano, o Gandhicats fala sobre o Norte. [Esse] foi o grande foco desde o início do ano com a campanha do Gandhicats 2022, chamada ‘Olhe para o Norte!’. O grupo Gandhicats também estreou no Festival Folclórico de Parintins, ao lado do Boi-bumbá Garantido, no Bumbódromo de Parintins”, ressalta.
O coreógrafo destaca que a apresentação também é um grito para o que está acontecendo com a Amazônia, povos indígenas e com toda a biodiversidade. Para ele, é preciso que esses temas estejam em todas as pautas; e Gandhi acredita que a sua arte seja uma ferramenta comunicativa. O espetáculo é a apoteose desse ciclo amazônico nortista.
Preparação
Gandhicats é uma escola e companhia com o foco em danças urbanas, mas agora a dança contemporânea e o boi-bumbá fazem parte de toda a pesquisa de movimento. Segundo Gandhi, os figurinos da obra vão de uma Amazônia lúdica e fantasiosa para o lado humano e contemporâneo manauara. O espetáculo tem direção musical de Victor Judah e participações ilustres como Márcia Siqueira, Márcia Novo, Luli Braga, Anne Jezini, Iana Moral e outras grandes surpresas.
Os personagens estão ensaiando as cenas, e as coreografias estão sendo criadas por Gandhi e os professores da escola Victor Venâncio, Jorge Sabóia, Athyrson Silva e Carla Malcher.
“Vamos encerrar um ano grandioso do Gandhicats. Um ano de muito trabalho, conquistas e sonhos realizados. Vamos ter uma pausa e logo retornamos para a campanha e vídeo Gandhicats 2023”, completa o diretor, sobre o futuro do grupo.
Serviço
O quê: Espetáculo ‘Amazônia – A Cura do Mundo’, do Gandhicats
Onde: Studio 5
Quando: 11 de dezembro, às 19h30
Quanto: R$ 70 + R$ 7 de taxa (primeiro lote) no site da Sympla (www.sympla.com.br)
Por Beatriz Aquino