A Aegea assinou nesta semana uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para fortalecer o Programa de Água, Saneamento e Higiene (da sigla em inglês, WASH) em municípios dos estados do Ceará, Pará e Amazonas. A iniciativa tem como objetivo beneficiar mais de 4 mil crianças com melhorias em infraestrutura de 80 escolas, localizadas em áreas rurais ou periféricas, na agenda de água, saneamento e higiene, além de capacitar cerca de 200 profissionais e gestores educacionais.
A parceria tem duração de três anos. Ao longo desse período, também será desenvolvido um curso a distância para gestores escolares sobre a importância do saneamento, como acessar recursos públicos para melhorias em WASH nas escolas, engajamento da comunidade escolar na agenda de WASH e promoção da agenda de dignidade menstrual e práticas de higiene.
As atividades contribuem para o alcance das metas estabelecidas pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e das pessoas em situação de vulnerabilidade.
No Brasil, 2,1 milhões de crianças e adolescentes (0-19 anos) vivem sem acesso adequado à água potável e 1,2 milhão de estudantes estão matriculados em 7,5 mil escolas públicas que não tem acesso adequado à água potável no País. Entre eles, 224 mil meninos e meninas estão em 3 mil escolas em que o acesso à água é inexistente. Os dados são de uma análise do UNICEF com base no Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no Censo Escolar 2023, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).
A assinatura da parceria foi realizada em Brasília, por Radamés Casseb, CEO da Aegea, e Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil. Também estiveram presentes Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, Rogério Taváres, Vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea, Andréa Häggsträm, Gerente Executiva de Relações Institucionais da Aegea, Rodrigo Resende, oficial de WASH do UNICEF no Brasil, Santiago Garcia, diretor de parcerias com o setor privado do UNICEF no Brasil, Camila Carvalho, head de desenvolvimento de parcerias do UNICEF no Brasil e Carla Lorenzi, oficial de alianças corporativas do UNICEF no Brasil.
“Entre as principais privações que impactam a infância e a adolescência estão a falta de acesso a água potável, que impacta a garantia de outros direitos. Por isso, estamos muito felizes em firmar essa parceria com Aegea que irá contribuir para o acesso a serviços seguros de água, saneamento e higiene nas escolas. Eles são fundamentais para promover ambientes saudáveis e, assim, garantir o pleno direito à educação”, diz Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.
“Em nosso dia a dia, na Aegea, testemunhamos como o acesso aos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgotos transformam para melhor a vida das famílias e, sobretudo, o bom desenvolvimento intelectual de crianças e jovens nas escolas. E é por isso que acreditamos tanto nesta parceria que a Aegea celebra com o UNICEF, pois confiamos plenamente no poder de levarmos a pais, alunos, professores e comunidades as noções de higiene, conceitos de saneamento, pobreza menstrual e tantas outras informações fundamentais para melhorar a qualidade de vida. Nós, como empresa líder do setor privado de saneamento, acreditamos na junção de esforços e assim colocamos em prática nosso objetivo de ir além de nossos contratos gerando prosperidade aos territórios onde estamos, em especial aos mais vulneráveis”, afirma Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea.