O I Simpósio Estadual de HIV/Aids do Amazonas abriu, nesta quarta-feira (30/11), a programação da Campanha “Dezembro Vermelho”, de conscientização da prevenção e combate ao HIV/Aids no estado. O evento foi realizado na Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus.
Com o slogan “(Con)vivendo na Posithividade: Respeito e Cuidado”, a campanha Dezembro Vermelho é uma iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) em parceria com a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), ambas instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
O simpósio contou com palestras sobre o respeito e cuidado no conviver com pessoas vivendo com HIV/Aids, o manejo do HIV, prevenção e transmissão vertical de HIV, os desafios e as perspectivas da Terapia Antirretroviral (TARV), e tratamento da HIV/Aids.
A Secretária Executiva de Assistência da capital, Neylane Gonçalves, reiterou o compromisso da SES-AM para que a campanha Dezembro Vermelho seja mais um marco no avanço da melhoria do cuidado e da assistência de HIV/Aids. “O usuário é o termômetro do serviço, mostrando onde precisamos concentrar as ações. E no coletivo conseguimos fazer acontecer”, pontuou.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a participação dos movimentos sociais no simpósio. “Os desafios são muitos e, com a participação dos movimentos sociais, conseguimos traçar as estratégias de avanço e fortalecimento das ações de prevenção e de acesso aos serviços de saúde realizadas no estado”, comentou Tatyana.
O diretor-presidente da FMT-HVD, Marcus Guerra, ressaltou a importância da realização do simpósio na divulgação de medidas de fortalecimento da prevenção do tratamento ao HIV/Aids. “Precisamos socializar esse conhecimento para obtermos mais êxito na implantação dos programas e estratégias que são usadas para amenizar o impacto do HIV/Aids no Amazonas”, ressaltou Marcus.
Outro gestor que enfatizou a necessidade de ações de promoção à saúde para pessoas convivendo com HIV/Aids, o coordenador executivo Estadual do Fórum das Organizações da Sociedade Civil de Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV/Aids, Paulo de Oliveira destacou que “o simpósio é de suma importância para os movimentos sociais e também para as categorias de saúde”, afirmou.
Praça 1º de Dezembro
Durante o simpósio, foi inaugurada a Praça 1º de dezembro, localizada na área interna da FMT-HVD. O espaço simboliza a busca pelo avanço da prevenção combinada, tratamento e na realidade das pessoas que convivem com HIV/Aids.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
FOTOS: Maurício Neto/FVS-RCP