Uma ação social voltada a valorização da saúde do homem, comandada pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), via Centro de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, foi realizada nesta terça-feira (29/11), nas instalações do Aterro Sanitário de Manaus, instalado no Km 19 da AM–010 (estrada que liga a capital ao município de Itacoatiara). Foram atendidos 77 funcionários das empresas Tumpex, Marquise e Conestoga-Rovers Engenharia (CRE).
O atendimento prossegue nesta quarta-feira (30/11) nas instalações da Tumpex, marcando o final da programação da Campanha Novembro Azul, realizada pelo CECF Miranda Leão, no mês de prevenção e conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além da equipe técnica da Seas, participam da ação, técnicos do Projeto Respirar, comandado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), na parte de fisioterapia, juntamente com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ajuricaba.
A diretora do CECF Miranda Leão, Lysli Feitosa, disse que a equipe técnica do centro realizou várias ações com o público interno do Centro, localizada na Rua Lóris Cordovil, no 01, no bairro Alvorada, na zona centro-oeste, tratando sobre o tema, inclusive distribuindo folhetos. “Essa é uma oportunidade de estar com esse público, que tem tanta dificuldade em procurar o serviço de saúde para realização de exames importantes, como o PSA”, disse.
Além da coleta de PSA, foi disponibilizado aos funcionários que trabalham no Aterro Sanitário de Manaus serviços de vacinação, testagem rápida de sífilis, HIV e hepatite B e C, aferição de pressão arterial (APA) e glicemia, além de clínico geral e enfermaria, atendimento psicossocial, atendimento com fisioterapeuta e informações de doenças mais prevalentes nos homens, como hipertensão e diabetes.
Para a responsável pelo Recursos Humanos da Tumpex, Elane Cristina Silva, a ação no próprio local de trabalho é de grande valia para os funcionários, que têm dificuldade de se locomover a uma unidade de saúde. “É muito importante esse tipo de ação, porque nos ajuda a cuidar da saúde, inclusive colocar a vacina em dia”, admitiu o funcionário da Tumpex, Anderson Amador, 38 anos.
Sandro Carneiro, 50 anos, também participou da maratona de exames oferecidos na ação e ainda levou o encaminhamento para realização do PSA no laboratório. O funcionário da Tumpex admitiu ter medo de fazer exames, mas dessa vez participou de todo o processo. “Temos que cuidar da saúde”, reconheceu.
As ações do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, foram realizadas em todos os Centros Estaduais de Convivência, sendo seis da Família (CECFs) (CECFs) e um do Idoso (CECI), junto à comunidade onde estão inseridos. Os centros são mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Seas e parceiros, visando fortalecer vínculos entre o poder público e a sociedade.
FOTOS: Jimmy Christian/Seas