O agora candidato oficial à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou na última sexta-feira, 29, da convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Brasília, onde discursou reforçando algumas das agendas de sua campanha.
Entre as agendas defendidas, Lula reiterou o compromisso com a agenda ambiental e com a defesa dos povos indígenas.
“Não se espantem, mas nós vamos criar um Ministério dos Povos Indígenas e que seja um índio o ministro e não um branco. A Funai não precisa ser dirigida por um advogado branco, pode ser dirigida por um advogado indígena. Nós vamos ter que recuperar a cidadania desse país.”, disse o candidato que lidera todas as pesquisas de intenções de voto para as eleições à presidência do Brasil.
Para a líder indígena e pré-candidata à deputada federal por São Paulo, Sonia Guajajara, “Ninguém protege mais a natureza que os povos originários. Priorizar a pauta ambiental é um projeto de reconstrução nacional para garantir nosso futuro.”
Líder nas pesquisas
Em pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira, 28, Lula apresenta uma vantagem de 18 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. Entre os votos válidos, o petista tem 52%, o que o faria ganhar a eleição que ocorrerá em 2 de outubro no primeiro turno se o pleito fosse hoje.
Fonte: Mídia Ninja
Foto: Ricardo Stuckert