O projeto “Robótica e automação: educação matemática com Arduíno”, iniciado em março deste ano, na Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, zona oeste de Manaus, levou para a sala de aula o ensino de robótica, automação e a matemática existente dentro dessas áreas. A iniciativa tem gerado bons resultados, aumentando o interesse dos alunos por disciplinas de ciências exatas, geralmente consideradas mais complexas.
Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) o projeto foi criado para simplificar o ensino da Matemática por meio do uso da plataforma Arduíno, a qual, segundo Weildni Abensur, professor e um dos idealizadores do projeto, facilita o processo de ensino das disciplinas de exatas.
“Como sou professor das disciplinas de Física e Matemática, conheço as dificuldades enfrentadas ao se tentar ensinar essas matérias. Principalmente nos dias atuais, onde a Educação concorre com coisas mais atraentes, principalmente as advindas da internet. Assim, fomos em busca de uma forma de chamar a atenção dos alunos e, a nosso ver, a robótica está sendo uma ótima aliada, pois une tecnologia, Física, Matemática e diversão”, explica o professor.
O projeto é aplicado aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, com cerca de 40 alunos participantes, dentre estes está a aluna Raika Costa, de 16 anos, a única bolsista do projeto, até o momento.
Raika diz que o projeto contribuiu no seu aprendizado de maneira significativa, agregando conhecimentos e renovando sua vontade de aprender conteúdos da área de exatas.
“Sou muito grata e me sinto feliz por essa oportunidade que estou recebendo de participar do projeto. Eu gosto de estudar e aprender coisas novas, então com a ajuda desse projeto eu consigo encontrar mais facilidade de entender esta área e assim posso ter experiência, e espero que no futuro todo esse aprendizado que estou recebendo seja de bom uso”, almeja a estudante.
Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc