Ao notar a quantidade de pacientes indígenas dando entrada no hospital de campanha durante o primeiro ano de pandemia de Covid-19, o médico Israelson Taveira, que já contava com uma atuação forte em projetos sociais, principalmente na área de assistência básica nas comunidades ribeirinhas e indígenas, integrou a comitiva de criação da primeira ala hospitalar indígena do hospital de campanha, inaugurada em maio de 2020, que tornou-se uma iniciativa pioneira no país.
Natural do município de Codajás (a 230 quilômetros de Manaus), Isaelson (39) realizou estágio rural em Tefé, além de ter trabalhado nos postos de saúde e no hospital de Barreirinha, ambos municípios do Amazonas, onde realizava viagens com o objetivo de levar ajuda e acompanhamento médico às comunidades ribeirinhas e indígenas.
Por isso, sua principal bandeira de atuação é a defesa de saúde integral para todos, através do Sistema Único de Saúde (SUS), onde acredita que por meio de um trabalho intenso no legislativo estadual, mais políticas públicas de garantia dos direitos humanos deverão ser executadas para que a qualidade de vida da população seja mantida.
“O momento que decidi entrar na política foi a vontade de querer ajudar nosso Amazonas. Sendo médico e voluntário ajudamos muito, porém sendo parlamentar conseguiremos alcançar todo o Amazonas e ajudar muito mais, sinto que no poder legislativo falta uma pessoa que defenda a saúde, o que mais precisamos nesse momento tão delicado de crises sanitárias”, explica o candidato a deputado estadual.
O médico, que também é servidor público, atuou no maior hospital psiquiátrico do Amazonas, o Hospital Eduardo Ribeiro, até que em 2013 iniciou o Projeto Social Instituto Asas pela Amazônia, que leva atendimento em saúde multidisciplinar para comunidades desassistidas.
Pautas – Juntando a sua profissão com o ativismo social, seu principal eixo de atuação durante a campanha é a defesa das classes da área da saúde, para que sejam assegurados os direitos dos pacientes e profissionais, trazendo um plano de governo que defende a saúde, educação e geração de emprego e renda.
De acordo com o candidato, assegurar os direitos básicos são prioridade, não somente para a população da capital amazonense, mas também para os moradores do interior do Amazonas.
“Eu quero garantir que nossas unidades de saúde sejam devidamente equipadas para o uso dos cidadãos, visamos ainda, assegurar os direitos dos povos indígenas, protegendo a sua cultura e tradição, e por fim, trabalhar para que as comunidades indígenas tenham polos de escolas técnicas e faculdades, com o intuito de proporcionar educação, geração de emprego e renda dos nossos parentes. Lutaremos pela pessoa com deficiência para que possam ter seus direitos assegurados e equiparados”, elucida Israelson.
Atendimento multidisciplinar – Ainda na área de saúde, o plano de ações prevê políticas públicas voltadas para a assistência de comunidades ribeirinhas e indígenas, através de atendimento de profissionais que priorizem os protocolos de saúde pública. Dessa forma, o objetivo é gerar vagas para médicos, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais da área, construindo uma força tarefa forte referente à promoção de saúde. Na capital, os eixos do plano estudam o fortalecimento das unidades básicas de saúde, assim como a defesa dos profissionais da área diante do poder público.