A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) iniciou, nesta terça-feira (22/11), o 1º Seminário de Acompanhamento e Avaliação do Programa Centelha, referente ao edital nº 011/2019. O evento acontece de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. Ao todo, 13 projetos foram apresentados.
O Seminário tem por objetivos conhecer os resultados parciais e finais dos produtos e/ou serviços desenvolvidos por projetos apoiados no âmbito da primeira edição do programa, verificar o cumprimento do cronograma de execução e propor, se necessário, eventuais ajustes metodológicos, além de debater os principais problemas identificados.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a importância do Programa Centelha para a geração de novas empresas de base tecnológica e para inovações, que atendam às demandas sociais e o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo inovador, fortalecendo dessa forma os ecossistemas de inovação do país.
“O Programa Centelha tem como característica estimular o empreendedorismo inovador e a geração de empresas de base tecnológica, além de fortalecer os ecossistemas de inovação do país. Acompanhar esses projetos e verificar o andamento deles é uma proposta da Fapeam para que as empresas apoiadas possam apresentar resultados consistentes e alinhar seus processos, quando necessário. Este Seminário tem essa função, portanto, é um orgulho chegarmos nesse momento de avaliação”, disse Márcia Perales.
Metodologia
Cada coordenador apresenta um vídeo em formato de apresentação curta e direta (pitch), explicando os principais pontos, objetivo, público-alvo, registros de patente, impactos esperados e dificuldades encontradas em seu projeto.
As apresentações dos coordenadores são avaliadas por um grupo de seis especialistas, que compõem o Comitê Técnico do Programa Centelha, responsável por apresentar o parecer com a aprovação dos projetos.
O comitê é constituído por membros representantes de quatro instituições, que são as responsáveis pela execução, financiamento e parceria dos editais: a Fapeam, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretária de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Projetos expostos
Um dos projetos apoiados na primeira edição do programa Centelha e apresentado no evento de hoje foi o “Manart – Galeria Virtual”, coordenado pela designer Anna Lôyde.
Na galeria, obras de artes são aplicadas em produtos exclusivos como camisetas, cadernetas, máscaras de proteção, canecas e acessórios.
“Tradicional Farinha do Uarini com Sabores e Funções Inovadoras” é o título de outro projeto exposto na reunião de hoje. O projeto desenvolveu cinco novas receitas de farinha orgânica do tipo Uarini voltadas para celíacos e atletas. Os alimentos foram produzidos pela empresa do coordenador do projeto, o professor de matemática e empresário Jhony Azevedo.
Os produtos desenvolvidos pela empresa de Jhony são as farinhas ovinha-magra enriquecida com farinha de maracujá; Uarini-ovinha com cúrcuma; Uarini-ovinha protein, enriquecida com hidrolisado protéico de peixe; uarini-castanha, rica em selênio; e farinha de rosca sem glúten. Todas são comercializadas prontas para consumo.
Centelha
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Amazonas. O programa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação Certi e, no Amazonas, é executada Fapeam.
Projetos expostos na manhã de hoje (22/11)
– Cards Mágicos abcD+
– Manart – Galeria Virtual
– Saves Plataforma de Tecnologia para Saúde e Bem-Estar
– Tradicional Farinha do Uarini com Sabores e Funções Inovadoras
Projetos expostos na tarde de hoje (22/11)
– Beneficiamento, valorização e comercialização do Pescado
– Norte Genômica
– Novo Conceito em Consumir Açaí
– Uso de MLC na Construção Civil
– Desenvolvimento de Adaptador de Sensores para APP Marai
Projetos que serão expostos na manhã de quarta-feira (23/11)
– MonitorOpinion: Monitoramento Online de Opiniões de Consumidores
– A Tecnologia a Favor do Gerenciamento Mineral/Ambiental
– Linha de Produção de Açaí Móvel e Itinerante
– Signal: Uma Plataforma Educacional Baseada em Tecnologias
FOTOS: Érico Xavier/ Fapeam