O Amazonas iniciou o período de campanha eleitoral no dia 16 de agosto, com 8 candidatos ao governo do estado, 7 ao senado federal, 162 a deputado federal e 423 a deputado estadual, totalizando 600 candidatos aos cargos eleitorais. Contando com a maior população indígena do país, 18 destes concorrem aos cargos em 2022.
Segundo informações da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), o número de candidatos indígenas nas eleições de 2022 registrou um aumento de 116% desde 2014, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a registrar dados como cor e raça dos candidatos. Pelo histórico de registro das candidaturas proporcionais e majoritárias em âmbito estadual e federal, o número de pessoas que se afirmaram indígenas passou de 81 em 2014 para 129 em 2018 e 175 este ano, conforme os dados divulgados pelo TSE através do sistema DivulgaCand. Esse já é considerado o maior quantitativo de parentes e parentas concorrendo a vagas eletivas na história do Brasil.
Representatividade – Para Israel Tuyuka, candidato ao governo do estado do Amazonas pelo PSOL, o aumento significativo é uma decisão política dos povos indígenas que são estimulados por diversas lideranças as quais debatem a necessidade de representantes indígenas nos cargos de poder.
“Em vários locais do Brasil e dos Estados, tivemos exemplos de diversos candidatos que ganharam ou perderam, como por exemplo o estado de Roraima com a deputada Joenia, a vitória dela foi um dos fatores que motivaram as lideranças a lutarem pelo cargos na esferas estaduais, o fator decisivo foi a decisão política dos povos indígenas em não aceitarem mais pessoas não indígenas lutando pela gente”, afirma Tuyuka.
Anne Moura (PT) que concorre ao cargo de vice-governadora junto ao candidato Eduardo Braga (MDB), afirma que o posicionamento político mais presente é em prol de uma maior representatividade para os povos originários, o que se tem também como uma força de reparação histórica.
“As candidaturas indígenas têm sido construídas a partir de uma mobilização do movimento organizado do movimento terra livre e também com a APIB e diversas organizações em todos os estados numa tentativa de ter uma representação dos povos originários que estavam aqui nessa terra que não foi descoberta, considero inclusive um processo de reparação histórica.”
Tomada de decisão – Vanda Witoto, candidata a deputada federal pelo partido Rede, acredita que este é um momento histórico vivenciado pelas comunidades com o aumento das candidaturas para as eleições deste ano, ressaltando a importância desse momento.
“Nós vivenciamos um momento muito importante para a história do nosso país, o aumento das candidaturas indígenas é um movimento histórico de que não seremos mais coadjuvantes nas tomadas de decisões sobre nossos povos. Este momento pra mim é um momento de vibração quanto a nossa participação na política e sobretudo a possibilidade de participar das decisões que impactam a nossa vida, territórios, meio ambiente e poder vivenciar esse momento certamente irá marcar a nossa história”, afirma Vanda.
A necessidade de representatividade é um dos principais fatores que levaram à formação da Campanha Indígena, criada pela APIB, que tem como objetivo alavancar a divulgação e fortalecer as indicadas pelas bases por todo o país. A campanha também tem como foco gerar visibilidade para a falta de indígenas como representantes diretos dentro dos espaços de poder.
De acordo com Dinaman Tuxá, um dos coordenadores executivos da APIB, a nova legislação eleitoral dificulta a eleição de candidaturas progressistas engajadas nas pautas de direitos humanos, meio ambiente, clima e nas lutas dos povos indígenas.
Veja a lista de candidatos indígenas pelo Amazonas nas eleições 2022:
Governador e vice:
Deputados Estaduais:
- Adriel Kokama (PL)
- Bia Kokama (PSC)
- Chico Bento (PSDB)
- Iza Maia (SOLIDARIEDADE)
- Jaci (PV)
- Marcos Apurinã (PSC)
- Maria Bonita (PSC)
- Naldo Mura (PDT)
- Perpétua Suni (PDT)
- Povos Originários da Amazônias (DC)
- Prof. Cláudia Baré (PDT)
Deputados Federais:
- Aldamir Satere (PSB)
- Erivelto Silva (AGIR)
- Lúcia Mura (PROS)
- Renato Marques Indígena (PROS)
- Vanda Witoto (Rede)
Texto: Leonardo Santos
Edição: Karine Pantoja
Designer: Samuel Oliveira – Agência Mid
Conteúdo exclusivo do Portal Confluente
Colaboraram com a matéria: Articulação dos Povos Indígenas – Apib
Confluente nas eleições 2022 – Descentralizando das candidaturas mais conhecidas da cidade, o portal Confluente visa mostrar as minorias que estão disputando as eleições deste ano, além de fazer um breve mapeamento entre a população sobre o conhecimento acerca do atual cenário político.