Defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e de uma política de saúde integral para todos, principalmente para comunidades ribeirinhas e indígenas, o ativista social e médico, candidato à deputado estadual, Israelson Taveira (PSB), percorreu três comunidades indígenas e nove municípios do interior do Estado do Amazonas, a fim de conhecer as demandas dos moradores da região.
Saindo de Manaus e percorrendo cerca de 113 quilômetros até a cidade de Autazes, o candidato esteve na aldeia mura igarapé açu, e visitou a aldeia Baré e a aldeia Sateré lago Andirá, assim como as cidades de Rio Preto da Eva, Codajás, Manacapuru, Comunidade Pururu, Barreirinha, Itapiranga, Silves, Anori e Humaitá. A movimentação tem o intuito de dialogar abertamente com a população das localidades e realizar uma construção popular das propostas e ações necessárias para a sua candidatura.
Ativista social desde 2016, o candidato explica que essa construção popular é uma das bases de sua campanha, além de fazer parte das ações que realiza junto às comunidades ribeirinhas e indígenas, através do Projeto Social Instituto Asas pela Amazônia.”As propostas foram construídas por meio de ações sociais ouvindo e atendendo a população amazonense, estivemos bem perto conhecendo a realidade de cada comunidade”, afirma Israelson.
Outra pauta de defesa do médico é a política de saúde integral e o fortalecimento do SUS. Dessa forma, unindo as suas principais atuações, o candidato acredita que o Amazonas precisa, além de mais políticas públicas para a área, um representante político pela saúde.
“Sou médico e ativista social e grande parte das nossas propostas são no eixo da saúde, tendo em vista que passamos por um período de pandemia e surtos de várias doenças, precisamos criar políticas públicas e projetos para prevenir e atuar nessas situações. Necessitamos de um representante na área da saúde que possa representar bem essa pasta”, destacou o candidato.
Propostas – Através das visitas às comunidades ribeirinhas e indígenas, e o diálogo constante com a população da cidade de Manaus, Dr. Israelson afirma que o seu plano de governo foi pensado principalmente para a saúde, valorização e fortalecimento da área.
Uma das propostas é a construção do Hospital do Idoso, a valorização dos profissionais de saúde com melhores ambientes e condições de trabalho, assim como reajustes salariais, construção de centro de especialidades nos polos nos interiores para os ribeirinhos e indígenas.
Para além da saúde, o seu plano de governo traz eixos de educação, cultura, economia, geração de emprego e renda, assim como o incentivo ao esporte.