Trazendo as pautas do protagonismo das mulheres, defesa dos direitos humanos, acesso à cultura e diversidade, o projeto de ocupação política, intitulado Bancada das Manas (PCdoB) foi oficializado, no domingo, 31/07. A convenção estadual aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos de Manaus, com a participação de representantes dos partidos da Federação Fé Brasil do Amazonas (PV, PT e PCdoB).
Composta por cinco mulheres, o site da Bancada das Manas explica que a dinâmica de participação coletiva política é pensada de forma popular, a fim de gerar transparência no exercício parlamentar, envolvendo assim a sociedade.
Com nomes já conhecidos pelos movimentos sociais na cidade de Manaus, estão na Bancada das Manas a assistente social Markilze Siqueira, a advogada e ativista materna Alessandrine Silva, a produtora cultural Michelle Andrews, a líde comunitária Patrícia Andrade, junto com a ativista da calha do Rio Negro, Val Fontes.
Durante a convenção partidária, além da presença da Bancada das Manas, estiveram presentes a candidata a deputada federal pelo PCdoB, Vanessa Grazziotin, o vereador de São Gabriel da Cachoeira, Rafael Antonio, também candidato a deputado federal pelo mesmo partido. Sinésio Campos (PT), Eron Bezerra (PCdoB), Carlinhos Bessa (PV) e Eduardo Braga (MDB).
Texto: Thayssa Castro