Os cantores Arlindo Jr, Klinger Araújo e Zezinho Corrêa são os homenageados Boi Manaus 2022, a ser realizado será realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no sambódromo (Dom Pedro, zona Centro-Oeste).
Arlindo Junior, pagodeiro e levantador de toadas do Caprichoso, morreu em 2019, vítima de câncer no cérebro. Klinger Araújo e Zezinho Corrêa morreram em 2020 e 2021, respectivamente, em razão de complicações causadas pela Covid-19. Zezinho
Os homenageados terão seus nomes impressos nos carros de desfile.
O prefeito de Manaus, David Almeida, confirmou as seguintes atrações:
- Canto da Mata
- Carlinhos do Boi
- Carlos Batata
- David Assayag
- Edilson Santana
- Edmundo Oran
- Fabiano Neves
- Jr. Paulain
- Fábio Casagrande
- Grupo A Toada
- Hellen Veras
- Israel Paulain
- Leonardo Castelo
- Mara Lima
- Paulinho Viana Show
- Corre Campo
- Show-Garanhão
- Batucada Prince do Boi
- Grupo Kuarup
- Robson Júnior
- Klinger Júnior
- Patrike Araújo
- Arlindo Neto
- Márcia Novo.
O Boi Manaus caracteriza-se pelo desfile de carros alegóricos, seguido de brincantes, “puxados” por artistas cantadores de toadas dos bois-bumbás de Parintins e dos de Manaus. Durante três dias esses artistas como uma espécie de carnaval fora de época.
Os brincantes identificam suas preferências por meio do tururi, uma vestimenta que corresponde ao abadá do carnaval baiano.
Feira do Tururi
A Feira do Tururi, que é um “esquenta” para o Boi Manaus 2022, começa no dia 12/10 e vai até o dia 20/10, na alameda do Samba, com início previsto para as 18h e término à 0h.
Cerca de 50 apresentações vão ocorrer durante os sete dias de circuito cultural. A expectativa de público rotativo é de duas mil pessoas.
Diversidade
“A nossa intenção é fazer o maior evento de ‘Boi Manaus’ de todos os tempos. Lancei o desafio a todos os artistas e componentes dessa cultura amazônica. Nós precisamos mostrar para o Brasil e para o mundo, a nossa cultura, a nossa diversidade e a nossa arte. Nós temos artistas aqui que podem fazer esse grande espetáculo. Vamos fazer campanhas publicitárias da mesma forma que fizemos para o #SouManaus e nós convidamos a população para no aniversário da nossa cidade estarmos junto lá no sambódromo celebrando a vida”, enfatizou David Almeida.
“Artistas como Klinger Araújo, Arlindo Jr e Zezinho Corrêa precisam ser sempre homenageados e lembrados por tudo o que fizeram pelo nosso estado e a nossa cultura. Cada veículo irá receber o nome de um deles e todas as noites serão relembrados sucessos deles. Vamos fazer uma grande festa e comemorar mais um aniversário da nossa capital”, afirmou o prefeito.
Case de sucesso
O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, destacou o compromisso e empenho de todas as secretarias municipais envolvidas para que o evento obtenha o mesmo sucesso que o #SouManaus teve, concretizando assim, um novo capítulo na história da administração municipal.
“Nós trabalhamos, ao longo desses meses, fazendo o nosso dever de casa que era ouvir o segmento. Já tínhamos basicamente um formato ali. Precisávamos alinhar as ferramentas. Definimos a nossa matriz de responsabilidade e conversamos com todas as secretarias envolvidas para fazermos o melhor Boi Manaus dos últimos tempos. Nós já tivemos um case de sucesso que foi o #SouManaus. Temos algumas pequenas correções que nós já estamos tomando as providências e tenho certeza que isso vai ser um marco na história”, afirmou Oliveira.
Foto: Thiago Fernando