Semana da Saúde da Servidora oferece palestras e ações de beleza na FCecon

Objetivo é conscientizar sobre a prevenção ao câncer de colo de útero

Em alusão ao Movimento Estadual Março Lilás, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) está realizando, desde ontem (13/03), a Semana da Saúde da Servidora. O objetivo é conscientizar as profissionais que atuam na instituição sobre a prevenção ao câncer de colo de útero.

Segundo a enfermeira Mayara Leão, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt/FCecon), até quinta-feira (16/03), serão realizadas palestras, limpeza de pele e massagem, e serão distribuídos laços lilás, brindes, preservativos e folder informativo sobre o câncer de colo uterino. Também será intensificada a coleta do exame preventivo.

“Essa semana é voltada a servidoras da FCecon para enfatizarmos a importância da prevenção, tanto da vacina do HPV (Papilomavírus Humano), dos 9 aos 14 anos, quanto do uso de preservativos nas relações sexuais, e a realização do exame preventivo, conhecido como Papanicolau”, disse Leão.

Conscientização

A Semana da Saúde da Servidora iniciou com uma palestra da médica ginecologista e gerente do serviço de Ginecologia, Mônica Bandeira, que falou sobre as causas do câncer de colo uterino e como é possível prevenir a doença, através da vacina contra o HPV, do exame preventivo e da conização, uma pequena cirurgia que trata lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.

Na tarde desta segunda-feira, o tema é a alimentação como forma de prevenção aos cânceres colorretal e de colo uterino, ministrada pelo nutricionista oncológico da Fundação, Ábner Paz.

Nesta terça-feira (14/03), as servidoras poderão assistir, às 10h, a palestra do psicólogo da FCecon, Marcelo Bentes, sobre a psicologia dentro dos processos patológicos do câncer.

As palestras ocorrem no auditório Dr. João Baldino, 3º andar da FCecon, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Prevenção

Para a psicóloga da FCecon, Suzan Biscaro, a Semana da Saúde da Servidora reforça para as profissionais de saúde a importância de se cuidarem.

“Um evento como esse nos lembra de nos colocarmos nesse lugar de cuidado. Nós também somos pacientes em algum momento e a prevenção ainda é a melhor opção. A instituição está de parabéns pela iniciativa, nos colocando nesse lugar de valorização e importância”, afirmou.

FOTOS: Ludmila Dias/FCecon

Veja Mais

Artigos Relacionados:

Da seca extrema à exportação de uma solução: tecnologia ribeirinha de tratamento de água nascida no Amazonas atravessa fronteiras

Criado pelo Instituto Mamirauá no Médio Solimões em resposta à seca histórica de 2023 e 2024, o projeto “Água de Beber” chega agora a comunidades ribeirinhas da Amazônia equatoriana, que enfrentam os mesmos rios barrentos e a mesma vulnerabilidade climática do território onde a tecnologia foi pensada A seca de 2023 e 2024 baixou os rios da Amazônia a níveis nunca vistos, e comunidades ribeirinhas

Da seca extrema à exportação de uma solução: tecnologia ribeirinha de tratamento de água nascida no Amazonas atravessa fronteiras

Criado pelo Instituto Mamirauá no Médio Solimões em resposta à seca histórica de 2023 e 2024, o projeto “Água de Beber” chega agora a comunidades ribeirinhas da Amazônia equatoriana, que enfrentam os mesmos rios barrentos e a mesma vulnerabilidade climática do território onde a tecnologia foi pensada A seca de 2023 e 2024 baixou os rios da Amazônia a níveis nunca vistos, e comunidades ribeirinhas

Olá, visitante