A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Núcleo de Educação, Comunicação e Tecnologia (Educotec/Faced/Ufam), abriu inscrições para o Processo de Seleção Simplificada dos cursos do Programa Onda Verde. São oferecidas 1.580 vagas em oito cursos gratuitos, voltados à formação continuada, interculturalidade e protagonismo da mulher amazônida na COP 30/2025. As vagas estão disponíveis para municípios da Região Metropolitana de Manaus, incluindo Careiro, Iranduba, Itacoatiara e Manaus, e as inscrições vão até 14 de novembro.
O programa oferece qualificação profissional para mulheres negras, quilombolas, indígenas, ribeirinhas, jovens de periferias e pessoas LGBTQIAP+. De acordo com o edital, 85% das vagas são para mulheres, 10% para pessoas com deficiência e 5% para o público LGBTQIAP+. Os cursos abrangem áreas como Desenvolvimento Socioambiental, Fiscalização Ambiental, Gestão de Resíduos, Limpeza e Conservação, Inclusão Digital, Artesanato Indígena, Assistência Administrativa e Recursos Humanos.
As aulas serão ministradas no turno noturno, de terça a quinta-feira, das 18h às 21h30, em escolas locais. As inscrições podem ser feitas presencialmente nas Coordenadorias Estaduais de Educação dos municípios participantes e na Escola Estadual José Berlarmino Lindoso, em Manaus. Não há taxa de inscrição, e os materiais de estudo serão fornecidos gratuitamente aos participantes.