Com o intuito de capacitar profissionais da área da saúde e educação de todo o Brasil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou de um encontro virtual com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Instituto Peabiru, na quinta-feira, 11/08, para apresentar diretrizes importantes no enfrentamento à Covid-19.
Intitulada como “Água, Saneamento e Higiene e Prevenção e Controle de Infecções nas Escolas”, a capacitação visa limitar a transmissão de doenças e proteger indivíduos e profissionais da exposição da Covid-19.
De acordo com a assessora de planejamento do Departamento de Planejamento (Deplan) da Semed, Giselle Aguiar, à frente da intermediação entre a Unicef e Semed, a capacitação serviu para garantir os protocolos de segurança criados e pensados desde o retorno das aulas presenciais nas escolas de Manaus.
“Essa capacitação foi destinada a todos os servidores e é uma resposta aos procedimentos de saúde, higiene, segurança, a pandemia da Covid-19, mas também objetivando a prevenção na transmissão de outras doenças, a proteção mesmo da comunidade escolar dos profissionais quanto à exposição ao vírus e a garantia da continuidade dos serviços da educação com segurança”, frisou Giselle.
Durante o evento, representantes do Unicef discutiram sobre protocolos de higiene, repassando medidas de prevenção, que incluem práticas diárias nas escolas, tais como: higiene das mãos, limpeza dos ambientes, distanciamento físico, ventilação, uso de máscaras nas escolas e minimização do contato com indivíduos doentes.
A representante do instituto Peabiru, Perla Corrêa, destacou que, para manter o ambiente escolar seguro da Covid-19, é primordial o envolvimento de todos os profissionais da escola. “Toda equipe da escola precisa estar envolvida nos procedimentos de higienização, nos protocolos de limpeza para que o ambiente escolar este seguro contra esse vírus que provou ser tão devastador”, reforçou.
Na capital amazonense participaram educadores e representantes de dez unidades da rede municipal de ensino, entre elas, escolas de Ensino Fundamental, creches e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis). Além de Manaus, o evento também ocorreu no município Rolim de Moura, em Rondônia.
Edição: Thayssa Castro
Texto – Emerson Santos / Semed
Fotos – Cleomir Santos / Semed